Dimas Garcia

Dimas Garcia
Dimas Planas Garcia, artista plástico contemporâneo, autodidata, pintor e gravador, natural de Promissão/SP em 04 de março de 1938. Na infância transita entre Jahu e Araraquara, residência de seus avôs.

Muda-se para Limeira/SP em 1945, no início de sua idade escolar. De 1954 a 1961, no antigo curso ginasial e científico, passa a receber “orientação” em desenho e pintura do Professor Ruy Corte Brilho no antigo Instituto de Educação Castello Branco de Limeira/SP.

Em 1970 fixa definitivamente residência em Campinas/SP, passando então a receber “orientação” artística de Di Saboy, J. Zanellato e Thomaz Perina.

Integra-se definitivamente no movimento artístico plástico da cidade, onde vai construir uma longa carreira de artista plástico contemporâneo e promotor cultural.

Mas já em 1959, tinha participado pela primeira vez e oficialmente de um evento de artes plásticas, era o Salão de Artes Plásticas da I Feira de Ciências e Artes do Curso Cientifico do Instituto de Educação Castello Branco de Limeira/SP, quando recebeu então  a  primeira premiação de sua longa carreira artística, uma "Medalha de Honra ao Mérito".

Em 1984, inicia em Campinas/SP um trabalho de organização e realização de eventos culturais; administração e assessoria de espaços culturais e a artistas emergentes; num verdadeiro trabalho de "agitação cultural", desprezando sempre qualquer apoio ou ajuda oficial por entender que a "cultura" não pode e não deve manter amarras com os poderes públicos e/ou econômicos.

Realizou e participou ao longo destes últimos 53 (cinqüenta e três) anos, de 1959 a 2012, por todo o Brasil, por dezenas de cidades do Estado de São Paulo e também no Exterior de: 41 Individuais (sendo apenas 11 em Campinas/SP), 22 Individuais Simultâneas, 18 Exposições no Exterior, 57 Salões Oficiais, recebendo 32 Premiações, 145 Exposições Coletivas, tem 42 Obras em 33 Acervos Oficiais, recebeu 132 Citações de jornais e revistas especializadas, participou de 60 Corpos de Jurados de Salões Oficiais, por 41 vezes foi Curador de eventos de artes plásticas, realizou 18 "apresentações" de outros artistas plásticos, ocupou 08 Cargos Oficiais da Cultura, realizou 09 Coordenadoria de Espaços Culturais, realizou 359 palestras e oficinas de arte, organizou e realizou 492 Eventos de Artes Plásticas, totalizando assim 1.509 atuações e participações em eventos de artes plásticas.

Depoimento:

“Ecoambiência” (1989/a/2012) fala da vida moderna, enfatizando a solidão, o isolamento do homem em seu próprio ambiente.
A paisagem despojada ilustra a aridez da vida, o vazio representa a distância afetiva e psicológica entre as pessoas, o cotidiano, a monotonia, a incomunicabilidade, a massificação...
Nas telas nada é enfatizado, a mensagem é enxuta, não há detalhes desnecessários e nenhuma preocupação virtuosística.
Representa o isolamento, a ausência de espírito na vida urbana, a busca do equilíbrio harmônico entre a figura, o ambiente e o vazio.
Em estilo próprio, de forte expressão, num figurativo realista, eu, artista, tento desvendar o anonimato."



Site do Artista   ==> www.dimasgarcia.com.br
e-Mail do Artista   ==> dg.dimasgarcia@gmail.com