Gilson Barreto

Curador
  • Formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Umicamp e se especializou em cirurgia. Atualmente é Coordenador do Centro de Oncologia do Hospital Municipal de Paulínia. Possui grande interesse pelas artes plásticas, em especial pela pintura que pratica como hobby.

    É autor do livro a Arte Secreta de Michelangelo, onde evidencia um impressionante e consistente sistema de códigos que Michelangelo usou para indicar as peças anatômicas que deixou representadas de forma camuflada; além disso, Gilson constantemente atua também como curador de exposições e crítico de arte.

    Depoimento sobre a exposição:

    "4 individuais, IV individuais, four individuals ou quatro individuais? Não importa. Na essência o significado é o mesmo. Podemos misturar a antiguidade romana com o modernismo das misturas linguísticas, passando pelo concretismo poético. Na pintura, a expressão de: Zalochi, Dimas Garcia, Marcio Rodrigues e o novo Alvaro Azan;  reunidas num único evento traz a possibilidade para o público de ver algo inédito. Que talvez seja melhor  descrita como a pluralidade. Adjetivo que pode ser aplicado as tendências, as formas, as cores, as impressões e ao temporal.  4 individuais enchem os olhos do público e proclamam um superlativo à alma. Reunindo as diferenças num único ponto. A arte."